How are you related to Isabel de Souza?

Connect to the World Family Tree to find out

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Isabel de Souza

Birthdate:
Birthplace: Rio de Janeiro, Brazil
Death: 1755 (60-69)
Nova Iguaçu, Nova Iguaçu, RJ, Brazil
Immediate Family:

Daughter of Francisco Gomes Ribeiro, Cap Mór, Cavalheiro do Hábito de N.S. Jesus Cristo and NN
Wife of João Werneck and José da Silva Campelo
Mother of Inácio Werneck; Francisco Werneck; Lourenço Werneck; Angela de Souza Werneck; Antonia Ribeira and 7 others
Half sister of Inacia Gomes da Silva; Cecília Silva; Helena da Silva and Inez da Silva

Managed by: Private User
Last Updated:

About Isabel de Souza

Maternidade desconhecida
Francisco Gomes Ribeiro reconheceu Isabel de Souza como sua filha natural em testamento, mas não revelou a identidade da mãe, embora tenha revelado a identidade das mães de outros filhos naturais. Possivelmente Isabel de Souza fosse filha de uma freira ou de uma mulher casada, pessoas cuja "honra" deveria ser preservada.

http://www.projetocompartilhar.org/Familia/JosedaSilvaCampelo.htm

JOSÉ DA SILVA CAMPELO e ISABEL DE SOUZA

Pesquisa de Diogo Duque Guimarães

José da Silva Campelo, natural e batizado na vila Franca de Xira, em Portugal, foi casado com Isabel de Souza, nascida e batizada na freguesia da Candelária, no Rio de Janeiro

Anteriormente Isabel de Souza foi casada com o inglês João Vernek, com descendência deste casamento, conforme consta da dispensa matrimonial de seus netos Manoel de Azevedo Ramos e Ana Maria, na qual seu filho Felix aparece como testemunha. A nacionalidade de João Vernek consta do processo de genere de seu neto padre Ignácio de Souza Verneck.

Isabel, viúva de João “Berneque” e com oito filhos menores, requer a restituição de suas terras. Despacho - Lisboa, 24-4-1723:

Projeto Resgate - Rio de Janeiro

Requerimento de Isabel, viúva de João Berneque, ao rei [D. JoãoV}, solicitando a restituição de todas as suas terras para nelas tirar o seu sustento.

“Izabel de Souza, viúva que ficou de João Berneque, de que ao presente se acha com oito filhos menores cinco machos e três fêmeas, que sendo ela Suplicante e o dito seu marido senhores e possuidores de umas terras sitas no Caminho das Minas, muito antes que este se abrisse pela Serra da Boa Vista para a Cidade do Rio deJaneiro, e estando a assim possuindo e desfrutando as ditas terras sucedeu abrir-se por elas o Novo Caminho das Minas, e para se sustentarem fizeram ela Suplicante e o dito seu marido algumas pousadas para os que passavam às Minas e para esse efeito e ser mais suave a jornada consertaram e abriram com alguns escravos que tinham o dito Caminho e puseram nas ditas terras uma venda de gênero comestíveis, que conservaram em todo o tempo que esteve o Registro na Paraíba, e tirado que foi daquela paragem se veio a por nas terras da Suplicante, em tempo que governava aquela Capitania Francisco de Távora . Em o que sempre conservou a dita venda ranchos e lavoura das suas plantas, até que passado o dito Registro outra vez para a Paraíba, e tornando para o dito sítio, os Provedores dele começaram a impedir a Suplicante o uso das suas terras, pondo nelas vendas eles e os seus soldados e para esse efeito botaram fora a Suplicante com o afetado pretexto de que ela Suplicante e a sua família passavam homens pelo mato sem virem ao dito Registro, sendo tudo falso; porque quem passa os ditos homens são os mesmos soldados por conveniências e dinheiro que Ihes dão os que não querem vir ao dito Registro, tudo em prejuízo da fazenda de V. Mgde. e de seus Reais direitos como é constante e público naquela cidade, e porque com este intuito tem tirado a Suplicante o uso e desfruto das ditas suas terras, aonde conservam vendas contra as ordens de [V Mg.]de que não permite que os oficiais de sent.a (sentinela ?) e me [apagado] semelhante negociação, principalmente sendo em prejuízo dos povos, e da Suplicante, impedida por este modo do uso e fruto das ditas suas terras, e ainda dos direitos reais e como a piedade de V. Mgde. não consente se faça aos pobres tais vexações e a Suplicante é uma viúva carregada de filhos sem outros meios para os sustentar, que os da sua agência e terras que D.s e V. Mgde. lhe deu.

Pede a V. Maj.de lhe faça mercê em consideração de todo o referido, mandar se lhe restituam as ditas terras para delas usar como suas e para sustentar seus filhos e filhas menores, por ser uma pobre viúva e não ter outra coisa de que viva, e que os provedores e soldados não tenham vendas, e tirem as que têm por ser isto contra as ordens de V. Mag.de e contra os seus reais direitos”

                               E R M

1723, Abril, 24, Lisboa. Despacho do Conselho Ultramarino, determinando se escreva ao governador do Rio de Janeiro, [Aires de Saldanha de Albuquerque].

view all 17

Isabel de Souza's Timeline

1690
1690
Rio de Janeiro, Brazil
1707
November 12, 1707
Rio de Janeiro, RJ, Brasil (data do batisado)
1709
1709
1711
1711
Rio de Janeiro, RJ, Brasil (data do batisado)
1712
1712
Pilar do Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil.
1715
1715
Pilar do Iguaçu, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil (Brazil)
1716
August 15, 1716
Pilar, Rio de Janeiro, Brazil
1718
1718
N. Sra, do Pilar do Iguaçu, RJ - Brasil
1724
1724
Pilar do Iguassu, Rio de Janeiro, Brazil
1755
1755
Age 65
Nova Iguaçu, Nova Iguaçu, RJ, Brazil